terça-feira, 24 de junho de 2014

Assuma a responsabilidade - Penalidades #1

Tudo certo galera? Hoje eu vou trazer para vocês algumas penalidades que são aplicadas durante uma partida de Yu-Gi-Oh! oficial e devidamente sancionada. Espero que gostem!



Para começar a explicar as penalidades, vamos qualificar os eventos em 2: 

- Tier Event 1: Official Tournaments Store Eventes, Duelist League, Sneak Peak. Esses eventos são organizados geralmente para partidas casuais, Tournament Policy e Penalty Guidelines são aplicadas normalmente, mas o foco desses eventos é a diversão e a amizade em si entre jogadores. Juízes desse tipo de evento devem ter isso em mente quando forem aplicar certas regras. 

- Tier Event 2: Official Championships, Regional Qualifiers, Yu-Gi-Oh!Championship Serie e World Championship Qualifers. Todos são eventos de grande porte e devem ter alto nível de exigência nas regras e penalidades. Diferente de Eventos de Tier 1, nos eventos de Tier 2 juízes devem ser mais rígidos e ter isso em mente quando forem aplicar as penalidades. 

O Head Judge do evento irá dizer todas as regras e decisões políticas que serão aplicadas no torneio. Uma vez dito isso, esta será a decisão final. 

         Agora que sabemos a diferença dos eventos, podemos de fato continuar a conhecer algumas penalidades. Um juiz não pode lhe dar Game Loss, Match Loss ou uma Warning atoa. Se a situação for claramente explicada pelos dois jogadores e o juiz puder reverter a situação, a Match pode continuar tranquilamente. Uma Match Loss não pode ser aplicada se o Status do game puder ser reparado. Existem 2 tipos de Status no game, os reparáveis e os irreparáveis. Um Status irreparável nunca termina em uma dupla Match Loss, a não ser que tenha alguma atualização em uma regra colocada pelo Head Judge. Esse Status irá funcionar assim: O Player que tiver maior infração no decorrer do evento irá ganhar Game Loss e o outro Player irá receber Warning. Um Status irreparável nunca irá forçar ambos os jogadores a recomeçar uma Match ou a partida.
Pra fechar esses dois Status, vamos à alguns exemplos: 

Irreparável Game States: 

     Um jogador retorna um monstro Face-Down do campo para o Deck para invocar Gladiator Beast HeraKlinos do seu extra Deck, sem revelar ao seu oponente. Não há como provar se o monstro virado para baixo era um Gladiator Beast monster. Então o Status do Game é irreparável e o jogador irá tomar Game Loss.

    O jogador A possui 7 cartas na mão durante sua End Phase e esquece de descartar durante a End Phase. Durante o turno do oponente, o jogador A usa uma carta que lhe obriga a puxar cartas. Não há como dizer qual era a 7° carta na mão dele durante sua End Phase. Isso provoca uma Game loss ao Player A. 

Reparável Game States: 

     Um jogador embaralha sua mão em seu Deck. Porém, ele tinha anteriormente revelado o que tinha em mãos por um efeito de uma carta. Ambos jogadores lembram claramente o que tinham em mãos. O que pode ser feito nessa situação é que o jogador pegue as cartas que anteriormente estavam em sua mão do Deck, embaralhe o Deck e continue a partida, com uma Warning. 

      Nenhum jogador está tomando nota dos pontos de vida. Em determinado ponto da partida, acontece uma discordância de pontos de vida. Os jogadores juntamente com a presença do juiz, devem reconstruir a partida, e ambos devem aceitar a decisão final do juiz. Ambos os jogadores irão receber uma Warning e poderão continuar a partida normalmente.

      Agora que vocês já possuem uma noção do Status de uma partida, vamos diretamente aos 5 tipos de penalidades: 


  •  Caution
  •  Warning
  •  Game Loss
  •  Match Loss
  •  Disqualification 

CAUTION 

Uma Caution pode ser usada antes da Warning, ela é exclusiva para eventos de Tier 1. Ela geralmente é usada para jogadores iniciantes e não implica no resultado da Match.

WARNING 

A mais comum de todas as penalidades, uma Warning é usada quando o jogador comete uma infração de pequeno porte. Uma Warning por si só não traz problemas para a Match, porém o que pode acontecer é ela influenciar em resultados de desempates no decorrer do evento. Uma Warning é dada ao player que fez uma infração intencional e deve ser dada de forma educada e bem clara ao jogador. 

GAME LOSS 

Uma Game Loss é dada ao jogador que comete infrações irreparáveis. Caso o jogador receba uma Game Loss antes da Match começar, nenhum jogador está habilitado a usar seu Side Deck ainda. Caso ela ocorra durante a partida, ambos jogadores podem usar seu Side Deck e continuar normalmente a partida. 

MATCH LOSS

Essa é uma infração de grande porte aplicada à jogadores. Apenas o Head Judge pode dar a Match Loss e isso não obriga o jogador a ser desqualificado. Se um jogador cometer duas infrações, sendo elas de Match Loss e a outra de Game Loss, o juiz deverá dar primeiramente Match Loss e em seguida Game Loss. Essa penalidade é dado pelo Head Judge quando ele interpreta como intencional e deve ser dada com educação e explicação bem clara do ocorrido. 

DISQUALIFICATION

A mais severa de todas as penalidades. Ela é aplicada quando o jogador comete algo intencionalmente que quebre as regras do torneio. Existem dois tipos de desqualificações: 

  • With Prize: Ela é aplicada à jogadores que comentem a mesma infração várias vezes durante o evento ou cometam atitudes anti-esportivas. 
  • Without Prize: Ela é aplicada à jogadores que cometem infrações intencionais que quebram a política do evento, isso inclui trapaças e atitudes anti-esportivas.
Apenas Head Judgs podem desqualificar alguém de um torneio e todas as infrações devem ser anotadas. 

        Então é isso aí galera, espero que tenham gostado da primeira parte explicando algumas infrações,  meu objetivo é trazer mais matérias sobre esse tema em breve. Uma vez tendo conhecimento do que pode e do que não pode, podemos nos preparar melhor para situações difíceis e tomar a atitude mais correta ao momento. Obrigados à todos e até a próxima! 


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