quinta-feira, 19 de junho de 2014

- If… You Can vs. When… You Can -

Tudo certo galera? Bom pra começar as postagens no Blog com o pé direito eu vou trazer algo que muitos leitores irão ler pela 1° vez, muitos irão ler isso novamente por já terem visto em outros locais e muitos leitores irão indicar pra um amigo ler essa matéria, já que é algo que interessa à todos nós. Espero ser claro durante toda minha explicação.



O que eu vou explicar por completo é a bendita regra dos Miss the Timming. Pode parecer meio complicada à primeira vista, mas aos poucos vocês vão notar que é algo muito simples e muito efetivo durante suas partidas. Em resumo todos dizem uma unica coisa: Você não pode ativar um efeito opcional que ativa quando algo acontece se esse algo não é a última coisa a acontecer. O problema é que isso não está claro no Rulebook 8.0 e muito menos está escrito nas regras avançadas do Site.

Provavelmente a primeira vez que você ouviu sobre o Miss the Timming foi com um juiz ou com um amigo que conhecia as regras. Mas onde ele ouviu isso? Se não tem nas regras, no livro oficial ou no site? Basicamente Miss Timming se tornou um jogo de “Telefone Sem Fio” em que algumas mensagens são distorcidas e alterada quando passada de pessoa à pessoa. Sem fonte concreta, a maioria das pessoas acabam tendo uma ideia errada do Miss the Timming.

Se você não sabe o que significa Miss the Timming, as 3 palavras  não vão explicar nada pra você. 

Alguém que não entende da mecânica do jogo não vai conseguir entender “você não pode ativar um efeito opcional que ativa quando algo acontece se esse algo não é a última coisa a acontecer.”. O problema é que na grande maioria das vezes a explicação de Miss the Timming pára após a palavra timming, sem nada mais claro, sem nada mais de ideias. E de repente, Miss the Timming torna-se apenas uma “mágica” que faz com que seu oponente ou você não possam ativar seus efeitos, exceto que alguém saiba o que de fato significa e como funciona isso.

Eu já vi jogadores e juízes tanto tentar explicar por que as coisas “perdem o tempo” e acabam estragando completamente quase todos os “timings” do momento, o erro mais comum que eu vejo é pensar que se múltiplos efeitos se ativam, você só poderá ativar um, pois todo o resto perde o “timming”, o que está completamente errado.  Se você analisar com mais cuidado  a frase “você não pode ativar um efeito opcional que ativa quando algo acontece se esse algo não é a última coisa a acontecer” explica toda essa situação, você não vai ter problemas durante a partida.

Somente as ações do jogo que não começam uma corrente e a resolução da última carta da corrente podem ser considerados "a última coisa a acontecer”. Ativação de efeitos nunca são as últimas coisa a acontecer. Nunca.

Porém, se vocês acompanham o Site da Konami podem notar uma coisa; existem algumas resoluções de efeitos que usam a frase “Miss the Timming” ou alguma variação dela, porém nenhuma dessas definições são tiradas do livro ou algum documento oficial. Mas! Uma definição oficial desta mecânica foi recentemente disponibilizada! Na Saga do Blue-Eyes White Dragon Structure Deck do ano passado, a Konami incluiu uma explicação de regras chamada “If… you can” vs. “When… you can”. Deixarei o link no final da postagem para conferirem, e eu aconselho a darem uma lida já que é uma explicação oficial de algo que confunde jogadores a décadas.

Se você ler essa postagem vai notar que a Konami não usa a frase “Miss the timming” , e isso tem uma explicação: Ela extirpou a frase. Isso aconteceu devido à grande confusão que acontece, não há como simplesmente ensinar ou explicar para alguém o que é o Miss the Timming. É um obstáculo adicional na compreensão de como o jogo funciona, e devemos imediatamente retirar a frase de nossos vocabulários coletivos, isso vai ajudar muito.

Com isso explicado vamos agora sim discutir essa regra. Além de conhecer o livro de regras, você também precisa saber que os efeitos não podem ser ativados no meio da resolução de correntes. Uma vez que ambos os jogadores passam a adicionar efeitos à uma corrente, a corrente inteira tem que resolver antes de qualquer coisa poder ser ativada. Esta informação está implícita na parte de Fast Effect Timing no livro de  de regras 8.0, mas não é explicitamente declarada.

Sabendo disso, vamos falar sobre “If… you can” vs. “when… you can”  um pouco mais detalhadamente.

Em primeiro lugar, esta diferença só se aplica para efeitos opcionais. Você pode dizer quando um efeito é opcional se inclui as palavras "You can" após os dois pontos mas antes do ponto e vírgula. Efeitos que não usam as palavras "You Can" são efeitos “mandatory” você não tem a opção de não ativar o efeito, se a condição de ativação for atendida. Efeitos ‘mandatorys” irão ativar na próxima chance de que eles são capazes. Alguns efeitos “mandatorys” populares incluem Sangan, Light and Darkness Dragon (o efeito Quick que nega coisas e o efeito Special Summon), a maioria das habilidades dos Lightsworn de enviar cartas do Deck para o cemitério, e os efeitos de alguns dos Hieratic de invocar um Dragão normal de seu Deck.

O popular “If… you can” incluem Inzektor Dragonfly eInzektor Centipede, a maioria dos  Scrap monsters, e a  Mermail Abysslinde. 

E finalmente toda a razão desta confusão existe graças ao popular " when… you can..." - aqueles que podem ter a sua única oportunidade de ativação no meio de uma corrente, exemplos deles são Elemental Hero Stratos,  todos os três Gadget, Mermail Abysspike, Mermail Abyssturge e recentemente , Ice e Fire Hand.

Saber a diferença entre “if… you can” and “when… you can” só é útil se você já devidamente tem identificado que "a última coisa a acontecer" é em qualquer ponto no jogo. Nós vamos nos referenciar em duas coisas oficiais da Konami: a página do Fast Effects Timing no livro de regras e artigo Problem-Solving Card Text article 7 do site oficial. Você precisa saber as duas coisas para poder assimilar o que é "a última coisa a acontecer".

Quando um jogador realiza uma ação que está fora da corrente, a "última coisa a acontecer" é tudo o que a ação é. Complicando um pouquinho mais podemos dizer que quando uma carta resolve, a última coisa a acontecer pode ser determinada de duas forma: Olhando sua PSCT ( Problem Solving Card Text) e suas conjunções.  Deixarei o o link do artigo da PSCT no final da matéria para vocês conferirem. 

Quando uma corrente resolve, a última coisa a acontecer é o que acontece por último. Parece pleonasmo? Não, quando se trata de Yu-Gi-Oh não é. Vamos ao exemplo da Dark Bribe Vs Mystical Space Typhoon.

Chain 1: MST
Chain2: Dark Bribe

Graças a Bribe ter negado o Mystical Space a última coisa a acontecer é a o que acontece quando a Bribe resolve. Isso pode ficar bem mais simples olhando o texto da Dark Bribe : Your opponent draws 1 card, also negate the Spell/Trap activation, and if you do, destroy it. Ambos “ Also” e “If yo Do” caracterizam uma ativação no mesmo timming, então a última coisa a acontecer nessa corrente são 3 coisas: “Opponent draws a card,” “Mystical Space sendo negado” e “Mystical Space sendo destruído”. Isso dá-se a entender que todos esses 3 efeitos só poderão ser ativado depois que a corrente resolver.

É muito comum dúvidas sobre:  E se várias coisas acontecerem por último no mesmo tempo? E se eu dar Dark Hole em 3 Pulsar Dragons com 3 alvos no cemitério? A destruição deles são a última coisa a acontecer? Se você respondeu SIM, então você entendeu o que eu quis passar até aqui. Ative o efeito de todos os 3 tranquilamente, nenhum “perde o timming”.



Ótimo! Se você chegou aqui na leitura espero que tenha entendido uma pouco mais dessa mecânica e espero também que não use mais o termo “miss the timming”, porque se nós, como uma comunidade vamos ter uma discussão adequada sobre este tema, precisamos parar de usar palavras que significam coisas diferentes para pessoas diferentes. "Miss the Timming" é amplamente mal compreendida e só vai ainda mais agravar o entendimento em vez de nos ajudar a preencher a lacuna. E pra finalizar espero que tenham gostado desse primeira e simples matéria que foi feita para auxiliar à todos. Lembrando que o Blog está em construção e muita coisa ainda vai ser adicionada, dicas e opiniões sempre serão bem vindas. Se cuidem galera, até a próxima. 


Artigo da Konami sobre Fast Effect Timming
http://www.yugioh-card.com/en/gameplay/fasteffects_timing.html

Problem Solving Card Text : Artigo 7 - Conjunções 



Um comentário: