sábado, 16 de agosto de 2014

For Fun Vs. Meta Game! Quem está certo afinal?

Iae galera, tudo tranquilo? Bom eu resolvi criar essa postagem justamente para abordar um tema meio que "gerador de discórdia" entre os jogadores de Yu-Gi-Oh! TCG, é o 4Fun Vs. O Meta Game. Tentarei por fim trazer uma opinião sólida para fazer com que um lado entenda o outro. Então, se acomoda aí no sofá, a leitura vai ser grande, prepara um lanche, coisa leve pra não engordar; um pernil de crocodilo com suco de folha de abóbora e vamos lá.




Primeiramente, vamos nos situar:

O que é um jogo/ Deck 4Fun ( For Fun ) ? 


Simplesmente é jogar sem compromisso, sem ter a vitória como objetivo principal, é jogar para passar o tempo apenas, para fazer amigos ( seja online ou físico), um Deck For Fun segue a mesma linha de pensamento. Não é um Deck para exclusivamente competir e  vencer, não é um Deck com o objetivo de "esmagar" o oponente e sim para apenas jogar e testar coisas que não são comuns no dia a dia do Card Game. Quando você joga For Fun, geralmente é com seus amigos, é para descontrair, nada mais. Você pode jogar For Fun para competir? Claro que pode, mas você tem que ter em mente que For Fun e Competição são dois mundos completamente diferentes.

O que é um Meta Game/ Meta Deck? 

Bom pessoal, o Meta Deck ou Meta Game é completamente o oposto do For Fun. É um Deck para competição, formado geralmente das cartas em alta no formato e isso gera um uma certa revolta nos jogadores For Fun, mas já veremos isso. Meta Game é basicamente o que é forte no formato que claro, é governado pela Konami e expansões de Decks. O que  se adapta à lista e ganha suporte com novas expanções tende a ser um forte candidato a ser Meta Deck, logo um Meta Deck forma um Meta Game. Vamos ao exemplo dos Mermails, que mesmo tomando Ban List na Abyssgunde se adaptou à Ban List e está aí firme e forte compondo o Meta Game.  Eu preciso dedicar uma postagem inteira apenas para falar do Meta Game, tem muita coisa para analisar e abordar, mas vamos nos conter apenas nas definições de 4Fun e Meta Game.

Com os 2 conceitos claros podemos começar esse texto ( novamente). Agora vamos analisar o título do  Post : 4Fun Vs Meta Game, por que toda essa discussão?

Vamos analisar o lado For Fun : Eu possuo um Deck do coração, ele pode vencer ou pode não vencer mas é meu Deck que eu criei, que coloquei sejam lá quais cartas forem, mas eu coloquei. O Meta Game não interessa para o Player de diversão, ele apenas quer o prazer de jogar com suas criações ou seu Archtype favorito. Podem surgir 10000 de cartas novas, se ele não gostar, ele não vai usar e vai continuar com o que gosta. Geralmente, jogadores que são 4Fun irão jogar apenas Online, mas isso não é padrão, existem muitos jogadores que ou não podem ou não querem gastar com Meta Deck e jogam apenas por diversão.

Vamos analisar o modo competitivo: Praticamente todos os jogadores competitivos possuem Decks físicos ou estão montando Decks físicos para obviamente competir. Sabemos que Yu-Gi-Oh! não é nada barato para quem quer competições, logo esses jogadores analisam o Meta Game, estudam o formato, analisam torneios que já aconteceram e seus resultados e começam a montar Decks. Posso afirmar também que a grande maioria dos jogadores competitivos jogam Online, isso para testar seus Decks antes de investir. Jogadores competitivos usam o que o formato e a Ban list proporciona, quando eu me refiro ao formato, estou dizendo o cenário atual do Card Game. Eles não invetam muito, eles apenas pegam o que está "dando certo" no lado competitivo e adaptam.Exemplo:  Você  pode ver 10 versões de  Lightsworns Decks, provavelmente os 10 são diferentes em algum aspecto e provavelmente eles são semelhantes em outros ( Claro, além das cartas clichês do Deck). Isso é o formato.

Conflito de ideias! 

Isso geralmente acontece em simuladores. Analisem as situações:

- Eu sou um jogador For Fun. Gosto do Anime e montei um Deck de Roid para duelar. Estou jogando sem compromisso algum, apenas para passar o tempo e me divertir. Entro em simuladores Online e enfrento : Hat, Hat, Hat, Hat, Hat, Hat, Hat. Minha reação é de revolta, são basicamente todos os Decks iguais, nenhum é para diversão que ao meu ver é o principal de Yu-Gi-Oh! e eu não estou me divertindo!! Yu-Gi-Oh! foi melhor. 

- Eu sou um jogador Competitivo. Tenho um torneio semana que vem, estou indeciso em que montar e preciso pelo menos testar um pouco meus Decks online. Escolho usar HAT para começar a bateria de testes.  Entro em simuladores e me deparo com um Deck de Roid. Onde raios eu vou enfrentar um ROID no torneio? 

Notem que a grande maioria das reclamações vem de : Jogadores Casuais que Enfrentam jogadores Competitivos. Porém, existem também jogadores Competitivos que não entendem o lado Casual. Aí está o ponto que eu queria tanto chegar.

Está na hora de pararmos com isso. São 2 lados de uma mesma moeda, 2 lados de um Card Game. Está na hora do jogador 4Fun entender que muitas pessoas que jogam competitivo, investem grana nos Decks usam os simuladores para testar alguma tática diferente e não é errado, é competição. Vence o mais forte, vence aquele que está melhor preparado para o formato, aliás esse critério do mais forte já define por si só o formato. Então se você jogador casual encontrar de 10 partidas, 10 HATs, não fique bravo, não xingue o jogador, não precisa dizer que Yu-Gi-Oh! não presta mais, você apenas está mostrando o quão intolerante é  para o lado, podemos dizer, profissional do Card Game, o lado competitivo. Não existe cabimento um jogador competitivo ir para um torneio com um Deck que não é favorável à Ban List do momento, ele precisa se adaptar, isso faz o Card Game movimentar-se, tanto estrategicamente quanto financeiramente, uma vez que a Konami é uma empresa e precisa inovar para vender como qualquer outra empresa precisa.


Agora sobre os jogadores Competitivos esculacharem os Casuais é errado também. A tolerância precisa ser recíproca, não é porque você vai encontrar um jogador com um Deck de Mago Negro que ele é Noob, não sabe jogar. Não é porque tal pessoa não concorda com o formato ou se recusa à jogar no formato que ele é uma pessoa besta, infantil, noob. O respeito por gostos precisa ser de ambas as partes. O Jogador competitivo precisa entender que o jogador casual não quer competição, simplesmente quer diversão e o jogador casual precisa botar na mente que o competitivo é outro universo, é sim uma repetição de Decks, é sim várias Builds com os mesmos combos e claro, é sim algo para a Konami lucrar. Isso é competição, isso é Yu-Gi-Oh.

Claro que  eu não posso encerrar o Post sem citar algo que não é Jogador Casual muito menos é Jogador Competitivo. Eu gosto de chamá-los de Mimizeiros Carentes de Atenção. 

Mimizeiros Carentes de Atenção


Okay, ficou bem claro que existem 2 tipos de jogadores e 2 cenários de Yugi, creio que ambos podem viver tranquilamente, não há porquê ter conflito. Contudo, entretanto, mas que consequentemente, existem aqueles que querem apenas reclamar. Aqueles que não são jogadores nem competitivos muito menos casuais, são jogadores ramdom. Botam 40 cartas e querem que o mundo aceite ele e ele não aceitar o mundo. Faz postagem dizendo e generalizando pessoas e Decks, reclama do que encontra e se gava que faz mil coisas com a engenhoca dele. Isso meus caros, é a ralé do Card Game. Isso faz com que pessoas que entram no Card Game olhem e parem pra pensar: Ué, quem será que está certo? Ou será que o Card Game é assim mesmo todo bagunçado e repetitivo? Será que ta uma merda, ah foda-se, vou jogar Tíbia. Isso é o que afasta jogadores, são esses mimimis implorando Likes que denigrem a imagem do nosso Card Game.

Eles não acrescem em nada, eles apenas pegam fatos e cospem neles. E sinceramente galera, precisamos evitar isso, esse tipo que atitudes desmerece ambos os lados de Yugi, o lado competitivo que está sempre atualizado no Meta Game e o lado Casual que está sempre querendo apenas a diversão com o que gosta.

Para Finalizar ...

Jogar competitivamente ou jogar apenas para passar seu tempo com seus amigos não é errado. Nenhuma das ações citadas são erradas ou melhores que a outra. Olhem como nosso Card Game é magnífico, o rumo que você dá as suas cartinhas é completamente facultativo, e indiferente o que você escolher, você vai se divertir, vai estar fazendo uma coisa que você gosta da maneira que você gosta, e isso é o que importa.

Bom meu povo, agradeço a leitura de vocês e espero ter transmitido de maneira correta essa mensagem que estava entalada na garganta já havia um certo tempo. Chega de reclamar ou difamar nosso Card Game. Jogue da sua maneira, seja ela competitiva ou por pura diversão, mas só não seja um mimimizeiro carente. Desejo tudo de bom para vocês, valeu, até mais!

4 comentários:

  1. Perfeito!
    Não tem nem o que comentar

    ResponderExcluir
  2. discordo no seguinte decks for fun podem ser competitivos mas eles sao criados pra diversao mas ele pode ser competivo claro que nao em nivel regional/Nacional o fire por exemplo vi um deck over com ele e tambem vi decks merdas, ou seja for fun pode ser competitivo mas depende de sua complementacao eu vou montar um fire king competitivo mas eu nao vou usar so um fire king eu uso varias inclusive xyz.

    ResponderExcluir
  3. Bem verdade o texto, jogo muito em simulador online, monto deck meta pra jogar com os pro, e monto forfun para jogar com os casuais. No simulador que uso procuro salas que definem com o que querem jogar.

    ResponderExcluir
  4. Boooooooooooa, eu jogo 4Fun por que eu gosto de explorar formatos de decks diferentes e ter tempo de ver jogadas legais contra mim, na unica vez que joguei contra um deck meta tomei OTK sem nem mesmo chegar na minha vez de jogar, isso me traumatizou kkk

    ResponderExcluir