terça-feira, 2 de setembro de 2014

Acelerar ou não Acelerar? Eis a questão...

Nessa postagem galera, quero abordar um tema que causa duvidas na grande maioria dos jogadores: Os aceleradores de Deck. Então, prepara aquele lancinho básico que vocês já sabem, um fígado de lontra marinha regado com molho de cus cus, um suquinho de couve flor e vamos a leitura! Aproveitem!



     Desde que comecei jogar sempre me foi indicado o uso de 40 cartas no Deck. Aos poucos pegando um pouco de prática e aprendendo mais sobre o Card Game, fui notando que de fato 40 cartas em um Deck é o mais indicado. Não é difícil entender o porquê de ser melhor usar 40 cartas do que 41, 42, 43... O uso de 40 cartas apenas faz com que as cartas que você precise para combar cheguem mais rápido às suas mãos, deixando seu Deck mais consistente, mais rápido e de fato mais efetivo, logo, se você usa + de 40 cartas, tal carta chave pode demorar para vir ou nem vir durante a partida. E por que estou falando disso? Isso porque eu quero abordar um tema que há muito tempo estou querendo escrever, o uso de aceleradores nos Decks. Essa prática veio com mais força depois da lista desenvolvida pela Konami ter limitado Staples. O objetivo deste artigo é investigar cada tipo de acelerador para cada Deck do FORMATO ATUAL, mostras os prós e contras deles o mais claro possível. Mas não posso começar a citar os acelerados sem explicar um pouco mais sobre o porquê deles.


     Primeiramente vamos por um fator decisivo para usarmos aceleradores no Deck: A limitação. Tendo a limitação como estudo de caso, podemos abordar o tema com mais eficácia. Algumas Staples estão presentes em grande maioria dos Decks, essas são Solemn Warning, Compulsori, Torrential e BottomlessTrap Hole, além dessas Staples clichês existem cartas que te geram vantagem na partida, uma delas é a segurança de você ter uma Breakthough Skill setada em campo, ou um Artifact Sanctum, Dark Hole  (outra Staple), Mirror Force/ DimensionalPrison, enfim, são cartas que vão garantir a permanência do seu monstro em campo e vão te deixar equilibrado no Game. Usamos também os aceleradores para pegar buscadores, opa, soou estranho? Calma, vou explicar melhor. Recentemente os Warriors ganharam sua 2° ROTA, ótimo buscador, ( Ao meu ver o melhor buscador que Yu-Gi-OH!  possui, pois não limita a Search, tirando o fator de ser apenas lv 4 ou menor), recentemente o Deck Burning Abyss despontou e possui como sua buscadora a Diva Tour Guide From the Underworld, simplesmente ela lava, passa, cozinha e anda joga vídeo game com você, TGU neste Deck busca qualquer coisa e essa “qualquer” coisa faz diferença, pois busca mais e mais...Falando sobre Decks como Spellbooks , buscadores é o que não falta, então provavelmente se você adicionar mais buscadores ou uma engine de aceleramento você vai adicionar um buscador pra mão dando um Start-up nos combos primários indo até o objetivo principal do Deck. 
      Em suma, aceleradores hoje são usados para adicionar em sua grande maioria das vezes, buscadores.  Existe uma 2° explicação para o uso dos aceleradores: Key Cards.  Key Cards é um termo usado para falar de uma determinada carta que vai desencadear seu combo.  Key Cards por exemplo de Wind-Up pode ser a Factory ou o Magician, enquanto os Key Cards de Lightsworns começam por Charge, Solar e Lumina, de Hieratic podemos dizer que é Tefnuit e Seal of Convocation, de Satellarknight temos a ROTA além claro do Deneb e Altair, Noble Knight possui NK. Medraut e NK. Borz e por aí vai, cada Deck possui suas cartas chaves para iniciar os combos. Esclarecido o porquê do uso de aceleradores (Pegar cartas limitadas, pegar buscadores e pegar Key Cards) vamos à analise de dois aceleradores usados hoje em dia e que são os destaques dessa postagem:

Upstart Goblin:


     Como falar de aceleradores sem citar o Upstart Hoban? Porém, o Upstart gera muita discórdia entre Players que alegam que dar 1000 de Lp ao oponente para dar uma Draw cega entre Player que dizem que 1000 não é nada em troca de poder usar um Deck de 37 cartas. Então, vamos à minha opinião. Upstart é uma carta de aceleramento dependendo do Deck em que você a coloca. Opa, mas Rafael, você não disse que ela é uma carta de aceleramento lá no começo? Sim, ela é, mas se bem usada. Vamos a alguns exemplos:


  • - Se você está em com Decks que são sólidos e possuem velocidade, sim a Upstart é boa apesar parecer redundante. Analisem comigo: Se o seu Deck tem buscadores, tem presença de campo, tem uma engine já construída e sólida, como Mermails por exemplo, o Upstart torna-se super efetivo; uma vez que a puxada de Upstart vai ter grande chance de ser uma puxada boa.  


  • - Se você usa Decks lentos, geralmente Decks que grindam ou são Stall, o uso do Upstart não é aconselhável, tendo que ser trocado por Pot of Duality. Isso por que você vai arriscar de fato, dando 1000 para seu oponente para talvez puxar uma Trap ou um monstro que fique estático em campo. E em Decks controle, não é muito aconselhável que você dê 1000 ao oponente, fazendo o Duality uma melhor opção.

      A diferença de ambos o caso é a probabilidade da Upstart ser 100% eficiente. Sim, dar 1000 ao oponente não é bom, ainda mais com Soul Charge, porém se o seu Deck pode usar ela e consegue controlar campo e acelerar o Deck de forma leve, não hesite em usar, afinal rodar 37 cartas em um Deck que tem natureza ser rápido, é muito bom.

Reckless Greed:



     A Ganância Descuidada, eu gosto dessa carta. Não precisamos citar exemplos, porém, ela tem uma diferença da Upstart em termos de Decks que se encaixam. Reckless é interessante, mas é aquela carta que você ou roda 3 ou não roda nenhuma, isso dá-se a condição dela, que é pular suas 2 próximas Draw Phases. A Reckless é aconselhável usar em Decks que consigam fazer no mínimo +1 todo turno, pra compensar a falta do Draw, porém elas se encaixam em Decks Stall que usem 3 Dualitys ou até mesmo Cardcar D. E mais uma vez é uma carta que em Decks que possuem Engines rápidas toma destaque. Depois de você adicionar buscadores e esses buscadores pegarem as Key Cards, os  2 Draw da Reckless fazem diferença absurda, pois a chance de você pegar uma Staple pra mão é grande ou até mesmo uma carta pra auxiliar como Artifact Sanctum,  Ou PWWB por exemplo.
Recklees + Upstart+ Duality?

     Jamais. Notem que aí são: 3 Upstarts, 3 Reckless e 3 Dualitys, ou seja, 9 Slots de um Deck. PQP, ao meu ver, 9 Slots em um Deck pra Draws é muito em um formato atual. Você está tirando espaço do Deck, e vai acabar comprando com Upstart + Recklesss + Dualitys, e nunca vai chegar às cartas importantes e chaves do Deck. Então eu aconselho a usar ou 3 Upstarts, ou 3 Reckless ou 3 Dualitys, sendo que da pra usar Reckless + Duality ou Upstarts + Duality, mas não aconselho a usar as 3 em um único Deck.
Não são só esses dois aceleradores que existem, podemos citar Cardcar D, Kuribandit, cartas de Draw para Archtypes específicos ( YangZing Path) e atributos específicos ( Allure of Darkness), temos  o Pot of Dichotomy, carta nova e ainda não muito explorada pela condição, enfim, cartas para aceleramento estão presentes cada vez mais, desde que a lista limite os melhores recursos.

      Aceleramento não se baseia apenas em Draw, Draw, Draw, afinal você pode morrer dando Draw e não puxar nada. Cartas de aceleramento englobam cartas como Tour Guide, Deep Sea Diva, Gold Sacrcophagus, Blue Eyes Maiden, Foolish Burial, ou seja, cartas que pelo menos tiram 1 do seu Deck, porém, você tem que fazer valer a pena usar essas cartas, afinal vai estar gastando 1~3 Slots no Deck para usar aceleração.


     Trace um objetivo, monte uma estratégia em cima de um combo, tendo sempre em vista um possível “Plano B”, organize e estruture seu Deck e por fim, se sobrar espaço encaixe aceleradores. Não jogue Upstart Goblin em qualquer Deck, não pense que porque em algum local do mundo um jovem venceu com o Deck que levava 3 Reckless Greed, aqui você vencerá também, isso vai além da Build dele, isso engloba formato, isso engloba Meta Game local, isso engloba OS, ou também chamada Player Skill. Construa sua Build e se achar válido o uso das cartas, coloque.


     Bom galera, era essa a ideia que eu queria passar com a postagem, espero que tenham entendido ela, e claro, que ela tenha ficado de forma clara. Dos buscadores citados nessa postagem, meu favorito é Pot of Duality, mas claro, eu uso Decks Control desde que aprendi a jogar Yugi. Agradeço a leitura de todos, duvidas, criticas, sugestões sempre serão muito bem vindas, não hesite em deixar sua opinião! Grande abraço à todos vocês, tudo de melhor sempre, valeu, falou!

2 comentários:

  1. Muito interessante...eu uso upstart e reckless greed e são muito boas. Parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto! Bem organizado e didático :)

    ResponderExcluir