quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O tempo e o Meta

“Yu-Gi-Oh! mudou, eu gostava de como o jogo era antigamente. “. Quem nunca ouviu ou leu essa frase? Talvez uma das mais comuns ultimamente, tendo em vista que o Card Game vem recebendo expansões com mais frequência, fazendo como consequência cada formato se distinguir de outro. Se Yugi vem recebendo inovações, então porque existe tanta desaprovação da parte de jogadores? Vamos tentar descobrir isso nessa postagem.

O tempo...ah, ele muda, mas algumas coisas nunca mudam ;)

Antes de tudo, não deve-se julgar quem desaprova o formato atual, quem não se conforma que Yugi mudou e tornou-se um jogo rápido e bem mais dinâmico. Gosto é gosto e não iremos discutir isso aqui. O objetivo dessa postagem é comparar algumas coisas de ontem com algumas coisas de hoje, sem julgar.


Vamos lá galera. Hoje as pessoas acabam reclamando que existem muitos NetDeckers, que o povo está sem criatividade, que a galera prefere copiar do que inventar e antigamente não era assim, era mais divertido, enfim.  Os torneios mundiais começaram em 2003. Pesquisando eu pude encontrar as Deck Lists apenas de 2004 pra frente. 

Pensem, 2004 é dita por muitos como época em que a criatividade reinava em que tudo era diferente e todos montavam uma Build e saíam Like a Ash tentando conquistar o mundo. Mas será mesmo? Vamos à analise do Top.

Champion - Masatoshi Togawa from Japan (Chaos Control)
2nd place - Chan Wan Hang from Hong Kong (Chaos Control)
3rd place - Yoshinobu Suekane from Japan (Chaos Control)
4th place - Ryan Pugh from United Kingdom (Chaos Control)
5th place - Roy St.Clair from United States (Chaos Control)
6th place - Felipe Luque from Chile (Chaos Control)
7th place - Kenyou Ueda from Japan (Standard Beat)
8th place - Anthony Kok Khing Woon from Malaysia (Chaos Control)         

Vou deixar com vocês uma variação do que era a Build Chaos Control de 2004.


Notem que o campeão de 2004 usava Chaos Control e mais 6 Decks do Top 8 usavam, sendo que o 7° lugar ficou com um standard beat. Opa, aí já podemos notar que Yugi sempre teve META DECKS, desde seus primórdios sempre tiveram Decks que dominaram o cenário e se destacaram perante outros Decks.  Vamos então agora viajar até 2009, onde o Top era ...

Champion - Tan Hong Hwee, Benjamin from Singapore (Blackwing)
2nd place - Chien Yen Jui from (Gladiator Beast)
3rd place - Roy St.Clair from United States
4th place - Hong-Kyu Lee from South Korea (Gladiator Beast)
5th place - Au Man Lai from Hong Kong (Gladiator Beast)
6th place - Alexander Antonios from Australia (Gladiator Beast)
7th place - Chris Gehring from New Zealand (Gladiator Beast)
8th place - Kee Kian Sim from Malaysia (Blackwing)

Pois bem, em 2009 tivemos os Gladiator Beast como Deck Meta, vindo claro acompanhado de Blackwing. E notem que, do Top 8 eram 5 GBs e 2 Blackwings. Mais uma vez confirmando que Yugi sempre viveu de Meta Decks, pelo menos em torneios de grande porte onde a competitividade é maior.  Em 2012 tivemos um Top 4 com : 


Champion - Saito Akikazu from Japan (Inzektor)

2nd Place - Stefano Memoli from Italy (Inzektor)
3rd Place - Joshua Schmidt from Germany (Inzektor)
4th Place - En Wei Wesley Seek from Singapore (Inzektor)

Inzektors mostrando quem mandava no formato. Do top 4, os 4 eram Inzektors, é mole?!
Okay, chegamos até 2014 e é o suficiente pra embasar uma teoria. Então bora lá.
Reclamar do formato atual é totalmente normal. Porém, reclamar do formato atual com a desculpa de que antes o Card Game era mais diversificado, ah, isso eu posso chamar de ignorância com nosso Card Game.  É necessário entender que torneios não são For Fun, claro podemos nos divertir em um torneio grande, mas cá entre nós, queremos mesmo é vencer não é? Queremos de certa forma recuperar o investido no jogo, logo, torneios de Tier 2 são momentos em que o jogador bota a prova seu Deck de acordo com o formato.

NetDeckear ou Adaptar? 


Digamos que em um país da Europa, certo Deck topou em um torneio Regional que possuía 10 rodadas e ele fez 9x1. Um Deck que em um torneio Regional, considerado Tier 2 pela Konami fazer 9x1, ele obviamente é muito bem estruturado. Então, eu tenho afinidade com esse Deck e desejo montar. Aí mora o problema: Existem pessoas que alegam que por você usar certo Deck e de certa maneira, você está Netdeckiando. Não, não é isso.

Existe um provérbio que diz que:” O tolo é aquele que mesmo errando nunca aprende. O inteligente aprende com os seus erros. O sábio aprende com o erro dos outros.”. Mas por que estou citando esse provérbio? Analisem a situação; tal jogador testou, teorizou, colocou em prática tal estratégia e provou ser boa, então porque você vai cometer os erros que ele cometeu? Não é mais fácil absorver o que ele criou de bom e então adaptar ao formato local? Você pode montar o Deck no formato de tal pessoa, mas isso não te faz ser um NetDecker, isso chama-se usar a experiência do outro para melhor aproveitamento da sua. Claro, as vezes você precisa mudar alguma coisa e deve, o formato da Europa é diferente daqui, mas a base, o combo principal você pode e até é aconselhável usar o que deu certo já. Enfim, creio que  Netdeckear é  aquele jogador que copia 100% da build do outro Player, sem adaptar pro formato local, isso eu acho de certa forma cômoda, ele acaba se prejudicando, afinal ele não vai entender o porquê de cada carta estar lá e vai acabar se perdendo em combos que o criador do Deck fez.

Formato Vs. Formato


Pois bem, vimos que antigamente o formato possuía cartas como Painful Choose, Pot of Greed, Raigeki, enfim, a lista era um absurdo. Porém, o formato precisava disso, ele não possuía um Extra Deck com várias opções a não ser Fusões. Com a vinda dos Synchros a lista foi se alterando e outras coisas mais “apelativas” apareceram. Mas notem: Sempre tiveram cartas Brokens, sempre. Stardust quando saiu era Broken, logo apareceram mais Synchros e Stardust ficou razoável. Antigamente, com limitações de jogadas com o Extra Deck, as cartas não podiam ter limitações, caso contrário o jogo seria algo monótono, por isso Pot of Greed não tinha custo algum, por isso o Magical Scientist não tinha um custo alto, mas se imaginem em um formato antigo, vamos ao Chaos Control de 2004 que eu citei lá em cima, imaginem vocês jogando e tomando Painful Choice, era como tomar hoje um Kuribandit 1000 vezes melhorado, já que você ESCOLHIA o que mandar. Era tenso meus jovens, era algo totalmente Broken, e que fique banida.

O que eu ouço de galera falando que antes o jogo era mais amistoso e mais divertido ... Bom, como eu disse antes, gosto é gosto e opiniões são opiniões, quem sou eu pra julgar a sua, porém dizer isso é um pouco sem lógica depois que analisamos as informações nesse Post não é? Hoje é igualmente ontem. Temos Decks Metas? Sim, igualmente em 2004. Temos cartas Brokens e apelonas? Sim, igualmente 2004, temos os Decks modinhas que todo mundo quer? Sim, eu não os chamo de modinha, mas coloquei propositalmente pois é assim que vejo a galera chamar. Ah, e temos choro? Obvio que temos, o choro sempre foi livre.

Pra finalizar...


Eu espero que realmente, que depois de lerem tudo isso, mudem suas concepções e entendam que o jogo evoluiu mas manteve suas características de raiz. Não, o jogo de antes não era mais divertido que o de agora e nem menos divertido. Se você joga competitivo sabe que sempre foi igual, surgiram novas mecânicas, surgiram novas cartas, mas uma sempre vai substituindo a outra, Broken por Broken em cada formato, a lista de cartas banidas só vai aumentando. Uma ultima observação a fazer: Esse é o cenário competitivo de Yugi, se você joga apenas For Fun e não se interessa em jogar competitivamente, metade dessas coisas não são aplicadas a você, afinal, você está querendo apenas se divertir, nada de tão serio.

Bom galera, é isso aí, chegamos ao fim desse Post e eu espero que tenham gostado desse ponto de vista. Dicas? Opiniões? Criticas? Sempre serão bem vindas. Tem algum amigo que acha que o jogo era melhor antigamente? Manda pra ele essa matéria e vamos ver o que ele diz. Grande abraço a todos vocês, tudo de melhor sempre. Valeu, falou! 
                                                                                             

3 comentários:

  1. Otimo post, incrivel e espetacular parabéns. :)

    ResponderExcluir
  2. Cara, ótimo post, mas você só mostrou que sempre houveram metas, mas dai pra dizer que as pessoa no GERAL não variavam o deck, precisaria fazer uma pesquisa com pelo menos uns 1000 duelistas escolhidos à sorte.

    ResponderExcluir
  3. Otimo post em primeiro lugar. Em segundo...quem reclama do jogo que vá jogar magic.

    ResponderExcluir